O dia que ficamos sem o Instagram!

Hoje, pela manhã, meu dia já estava programado e como sempre toda a minha rotina de trabalho vai muito além do que as redes sociais nos proporcionam.
Tenho diversos conteúdos prontos (arte e texto) para postar no Instagram e vou postando conforme acho interessante. Não me prendo a isso e nem mesmo deixo nada programado. Gosto da liberdade de gerar o conteúdo no meu tempo, mesmo que eu já deixe muitos prontos na gaveta.

Já faz um tempo, também, que não utilizo mais o WhatsApp para atendimento ao meu público, nem para clientes novos e nem para os já efetivos. Meu WhatsApp tem uma mensagem configurada direcionando os contatos a virem para o meu site, caso estejam em busca de um orçamento de projeto, e direcionando para o e-mail, para demais e quaisquer dúvidas.

WhatsApp não é um meio de comunicação que deveria ser considerado oficial e muito menos a única opção, para empreendedores. Já vi várias pessoas perdendo todas as mensagens, por algum erro que aconteceu e terem ficado completamente sem um histórico de negociações com os clientes. Inclusive, já aconteceu comigo.

A verdade é que as redes sociais se disseninaram por 3 motivos:
– Até um tempo atrás, os celulares ainda não eram capazes de substituir tudo que podemos fazer em um computador. Hoje em dia, muitas pessoas já nem possuem mais um computador em casa e fazem tudo por um celular. Então os meios de comunicação mais fáceis de serem utilizados em computadores foram substituidos por meios de comunicação mais adáptáveis às telas de celulares. Dessa forma o WhatsApp se tornou muito mais “viável” (só que não) do que a utilização de um e-mail. Pela simplicidade de acessar, enviar arquivos e até mesmo áudios, etc… A capacidade da internet para dispositivos móveis não era tão boa quanto é hoje, então realmente nem tudo era possível de se fazer por um celular. Mas hoje é.
– A vida social e presencial tem se tornado cada vez mais difícil. Temos a Pandemia que nos forçou a viver de forma isolada (apesar de muitos terem ignorado essa necessidade). Mas temos também o simples fato de que as pessoas começaram a ter que fazer as horas do dia se multiplicarem. E para dar conta de tudo, precisaram viver de forma mais virtual e menos presencial, até mesmo aproveitando as oportunidades da tecnologia e da facildiade de comunicação.
– E porque são gratuitas. Afinal de contas, a corrida da humanidade é exatamente a de “quem faz mais, com menos”. O famoso simples e gratuito, sabe?! Tem até aquela frase que diz “de graça, até injeção na testa!”. Pois então. É praticamente isso, mas ninguém nem percebe porque é grátis mesmo, né?! rsrs

Eu realmente entendo sobre aproveitar oportunidades.
E muitas pessoas falam sobre não depender 100% das redes sociais, afinal de contas, exatamente por ser gratuito, meio que não devem nada pra gente, né?!
Um dia de instabilidade já é difícil e pode prejudicaer muitos negócios que estejam dependendo 100% dessas redes.

Mas isso me faz pensar em uma outra situação e a minha pergunta, então, é:
E SE O INSTAGRAM ZERASSE? SE TODAS AS CONTAS FOSSEM ZERADAS, EM NÚMEROS E CONTEÚDO?
QUEM SERIA VOCÊ SE NÃO TIVESSE MAIS A DESCULPA DO ALGORITMO?

Deixa eu te explicar…
Hoje de manhã eu recebi uma solicitação de orçamento para desenvolvimento de site. Respondi com um link do Calendly (que é a plataforma que utilizo para agendamento de reuniões e consultorias), a pessoa acessou o link, viu o melhor dia e horário pra ela, agendou e pronto. Ao mesmo tempo eu respondi vários e-mails de clientes. Também trabalhei na criação de alguns projetos e, novamente, por e-mail, enviei para aprovação.

Senti falta das redes sociais e isso fez eu me sentir um pouco sozinha?! Sim, claro.
Mas o ponto é: Meu trabalho seguiu NORMALMENTE.

Qualquer pessoa que quisesse contratar o meu serviço, hoje, TERIA CONSEGUIDO.
Eu segui com os atendimentos, segui com meu trabalho e PASMEM: SEGUI GERANDO CONTEÚDO, que é isso aqui que estou fazendo nesse exato momento, aqui no MEU BLOG.

É assim: para eu ter um site, realmente existe um custo. Eu pago uma hospedagem, entre tantos outros custos. Mas se meu site sair do ar, eu tenho um suporte de uma empresa que cuida da hospedagem. Eles precisam garantir a entrega do meu serviço.

Mas no instagram e no whatsapp, isso não existe. Se uma pessoa estivesse no meio de um lançamento hoje (e tá tão na modinha, que COM CERTEZA muitas estão em lançamento mesmo), teria perdido MUITO MAIS do que só um dia sem acesso ao que está acontecendo no mundo.

E quando eu falo para não apostarem todas as fichas em um só lugar, é só isso que eu estou falando!

A cor do feed do instagram é importante?! Sim, claro, isso realmente faz diferença para o seu posicionamento e percepção de valor.
Mas é o MAIS IMPORTANTE? Realmente acham que é mais importante do que ter um processo e uma estrutura que funcione independente das redes sociais?!

O meu trabalho continuou normalmente hoje por aqui. Assim como de diversos clientes meus e outras pessoas que já se preocuparam em ter uma estrutura por trás do próprio trabalho.

Mas para todas as pessoas que acham que ter um negócvio significa ter um feed no instagram e que seguem insistindo em um atendimento informal pelo whatsapp, hoje, foi realmente um dia difícil.

Você vai esperar a próxima pane ou até mesmo correr o risco de perder anos de trabalho, visto que a qualquer momento podem, sim, tirar tudo do ar e nada voltar a como estava antes?!
Ou agora vai olhar para o seu negócio com mais seridade e aproveitar a oportunidade de organizar sua estrutura, para não depender de redes sociais e algoritmos que mais atrapalham do que favorecem?!

Eu realmente espero que tenha sido uma ótima oportunidade pra perceberem que a corrida é outra. Espero também que hoje NÃO TENHA SIDO UM DIA RUIM PRA VOCÊ, que você tenha conseguido seguir com seu trabalho, sem muitos problemas. Porque isso significa que, então, você tem um negócio de verdade.

E para todos que ainda não tem: bora estruturar pra ter algo SEU?! ♥

Outros Posts: