Aqui está um resumo das etapas e no decorrer desta página você irá acompanhar, detalhadamente as instruções para me enviar tudo que vamos precisar para o desenvolvimento do seu novo site!
Enviar tudo para o e-mail: contato@ligiarasslam.com.br
Dica: Enviar um arquivo zipado com todas as pastas dentro. Se preferir, pode enviar um link de compartilhamento de pasta também.
Caso você já tenha uma Identidade Visual, a primeira etapa será me enviar todos os arquivos que possui desta, como Logotipo, Patterns, Paleta de Cores, etc...
Caso eu mesma tenha desenvolvido sua Identidade Visual, essa etapa não será necessária.
Caso você já tenha um domínio e hospedagem, precisará me enviar os acessos. Caso ainda não tenha, vou te auxiliar no processo de contratação dester serviços.
Vamos precisar utilizar Plugins pagos e vou te auxiliar nesse processo de contratação.
Vamos precisar de fotos e imagens em boa qualidade para utilizar no site.
Antes mesmo de começar a pensar nos textos e conteúdos do site, precisamos definir a estrutura, que basicamente é definir as páginas que serão desenvolvidas.
Vamos definir quais serão as funcionalidades que utilizaremos no seu site, de acordo com as suas necessidades.
Aqui você irá desenvolver e me enviar todos os textos que utilizaremos em todas as páginas.
São informações sobre você, sua empresa, seus serviços, etc...
Caso você já tenha uma Identidade Visual, a primeira etapa será me enviar todos os arquivos que possui desta:
• Logotipos (em PNG, ou SVG, ou PDF vetorizado)
• Patterns (em PNG, ou SVG, ou PDF vetorizado)
• Paleta de Cores (com códigos em HEX e/ou RGB)
Me envie tudo que tem da sua Identidade Visual, todos os arquivos. Caso eu precise de algo mais, eu avisarei.
Caso eu mesma tenha desenvolvido sua Identidade Visual, essa etapa não será necessária.
Para quem já possui Domínio e Hospedagem:
• Me enviar Login e Senha da Hospedagem.
• Me enviar Login e Senha de onde comprou o domínio.
Para quem deseja trocar de Domínio e/ou Hospedagem:
• Me enviar Login e Senha do Domínio e Hospedagem que já possui.
• Contratar a nova Hospedagem e/ou novo Domínio e me enviar também os acessos (Login e Senha).
Para quem ainda não possui Domínio e Hospedagem:
• Sugiro a Hospedagem da Hostinger para sites mais leves, sendo pelo menos o plano Business.
• Sugiro a Hospedagem da Napoleon para sites mais pesados e com mais funcionalidades, ou que tenham a intenção de acrescentar funcionalidades ao longo do tempo, qualquer plano será possível de utilizar para iniciarmos.
• Após contratar o plano, me enviar Login e Senha.
Elementor Pro:
O Elementor Pro é o único Plugin que obrigatoriamente precisamos utilizar, pois é com esse Plugin que construímos as páginas do site de forma profissional, podendo inserir funcionalidades e personalizar o design de acordo com a sua Marca e suas necessidades, de forma original e exclusiva.
WP Forms:
O WP Forms é um Plugin opicional, que se faz muito útil para criarmos formulários mais completos, com lógica condicional e outras funcionalidades.
Esse Plugin também nos permite ter relatórios bem completos da utilização dos formulários, como por exemplo o recebimento de e-mail quando um formulário é abandonado (quando o cliente preenche uma parte, mas desiste de finalizar e enviar).
ACF Pro:
O ACF é um Plugin para criação de campos personalizados e tipos de posts. Ele é utilizado para quando precisamos desenvolver sistemas internos com campos diferenciados e específicos para alguma finalidade. Basicamente para quando necessitamos desenvolver um sistema interno, para utilização do próprio dono do Site (sem acesso para clientes).
*Outros Plugins podem ser necessários, à depender das funcionalidades de cada projeto. Esses são os principais e mais utilizados, caso tenhamos que utilizar outros, as instruções serão enviadas por e-mail.
*Por que utilizar a FullStack: Pois é uma plataforma “com integrações nativas e homologadas pela WordPress.org,” proporcionando “o acesso aos melhores plugins e temas para WordPress,” permitindo que possamos obter “versões atualizadas e 100% originais.” (as citações são do próprio site da FullStack).
Ideal:
• Fazer um ensaio fotográfico com um profissional, para termos fotos de qualidade e adequadas para utilizar no Site.
Recomendado:
• Caso não tenha como ter fotos profissionais no momento, o ideal é que tenha algumas fotos suas e mostrando um pouco do seu dia a dia de trabalho, com boa iluminação e qualidade.
As fotos e imagens que precisamos:
• De preferência com iluminação natural, ou boa iluminação.
• Arquivos de boa qualidade.
• As fotos em formato retrato (horizontal) são melhores aproveitadas, principalmente para os banners das sessões e para fundos.
• Tente tirar fotos com fundo “sobrando” nas laterais, dessa forma conseguimos utilizar a foto nos fundos de forma bem harmônica.
• Utilize roupas neutras e/ou que harmonizem com as cores da sua Identidade Visual.
• Ambientes claros e organizados.
• Planos de foto mais abertos são ideais.
• Evite selfies e fotos em que o corpo/rosto fica recortado nas laterais da imagem. O ideal é que o corpo/rosto esteja sempre mais “afastado”.
• Também podemos utilizar imagens genéricas, que tenham a ver com o contexto do seu trabalho, mas precisamos sempre de imagens com autorização de uso, certifique-se sempre de que as imagens possuem os direitos reservados ou que sejam, de preferência, de autoria própria.
• Fotos em fundo branco ou preto sólidos, são ótimas também.
Páginas no Menu:
São as páginas que os clientes poderão encontrar e acessar diretamente pelo Menu principal.
A estrutura base geralmente é:
• Home
• Quem somos
• Serviços
— 1 página principal mostrando todos os serviços e subpáginas sendo uma para cada serviço que serão como landing pages mais completas
• Blog
• Contato
Páginas Ocultas:
As páginas ocultas são páginas que podemos desenvolver para melhorar a funcionalidade do site.
• Página de formulário para solicitação de orçamento;
• Página de agradecimento;
• Página de agendamento de reunião ou do serviço.
Funcionalidades que podemos integrar ao Site:
• Formulário de Contato e Orçamento: Para receber solicitações de orçamento com campos personalizados;
• Agendamento Online: Ferramenta para clientes marcarem reuniões, com integração de calendário;
• FAQ Dinâmica (Perguntas Frequentes): Para esclarecer dúvidas comuns dos seus clientes;
• Página de Agradecimento: Quando o cliente preenche o formulário e então é direcionado para uma página que agradece o contato e explica os próximos passos;
• Portfolio: Mostrar trabalhos realizados com descrições;
• Blog: Para SEO e atração de clientes.
• Download de Recursos: E-books, guias ou materiais úteis, capturando e-mails ou até mesmo com links externos de checkout;
• Página de Depoimentos: Prova social de clientes.
Estrutura:
Defina todas as páginas e funcionalidades que seu Site terá, tente imaginar como o seu cliente irá utilizar o site e tudo que ele poderá fazer nessas páginas para ter uma melhor experiência.
Vamos desenvolver os textos e conteúdos que serão utilizados no site, para isso temos algumas boas práticas:
1. Página Inicial (Home)
Resumo do Negócio: Descrição clara do seu trabalho e diferenciais.
Destaques: Três a cinco pontos ou serviços essenciais.
Imagem Principal: Foto de qualidade que represente o negócio (pessoal ou do espaço de trabalho).
Chamada para Ação (CTA): Ação recomendada, como “Saiba mais” ou “Fale conosco.”
2. Quem Somos
História e Missão: Um texto sobre sua história, pode conter suas formações acadêmicas também. Você pode me enviar esse texto já pronto para ser utilizado na página, ou se preferir pode me enviar as informações em formato de tópicos e eu mesma irei desenvolver uma Copy estratégica para essa página, à partir das suas informações.
Curiosidades Pessoais (opcional, mas indico muito!): Fatos interessantes para gerar proximidade com o público.
Frase Inspiradora: Se tiver uma citação ou lema, vale incluir.
3. Contato
Informações de Contato: Telefone, e-mail e redes sociais.
Horário de Atendimento (opcional): Dias e horários para contato.
Formulário de Contato (opcional): Dados específicos que deseja solicitar (nome, e-mail, mensagem).
4. Blog
Conteúdo Inicial: Três posts completos com:
• Título e Texto: Conteúdo relevante e interessante para seu público.
• Imagem: Foto ou ilustração de boa qualidade.
5. Landing Pages de Serviços
Descrição Completa: Explicação detalhada dos serviços, incluindo:
• Problema e Solução: Qual necessidade o serviço atende.
• Benefícios: Razões para o cliente escolher o serviço.
• Diferenciais e Processo: Como é realizado o serviço, detalhes operacionais, como prazos ou até mesmo valores.
• Provas Sociais (opcional): Depoimentos de clientes, com nome do cliente, instagram (link) e foto ou logotipo.
• Chamada para Ação (CTA): Ex.: “Agende uma consulta.”
• Perguntas Frequentes (FAQ): Questões que ajudam a esclarecer o processo, pense nas maiores objeções dos seus clientes.
6. Portfólio/Galeria de Projetos
Imagens dos Projetos: Fotos ou exemplos do trabalho já realizado.
Descrição Curta (opcional): Contextualize cada projeto com informações relevantes (cliente, tipo de trabalho, impacto).
Depoimentos (opcional): Comentários específicos sobre o projeto realizado. Depoimentos de clientes, com nome do cliente, instagram (link) e foto ou logotipo.
7. Página de Clientes e Depoimentos
Lista de Clientes (opcional): Empresas ou pessoas atendidas, se relevante.
Depoimentos Específicos: Frases de clientes que falem sobre sua experiência e resultados. Depoimentos de clientes, com nome do cliente, instagram (link) e foto ou logotipo.
8. Página de Agendamento de Reunião
Agenda de Horários: Horários disponíveis para facilitar o agendamento online.
Objetivo da Reunião: Detalhes sobre o tema da reunião para melhor preparação.
Opção de Plataforma: Para fazer a integração de uma plataforma online ela precisa primeiramente ser integrável ao WordPress. Indico o Calendly.
9. Página de Solicitação de Orçamento
Formulário Completo: Pense em perguntas estratégicas para que seu público possa solicitar orçamento do seu serviço, mas que ao mesmo tempo funcione como uma guia para o entendimento dos seus processos também.
Me envie todas as perguntas e possíveis respostas.
10. Página de Recursos e Ferramentas Gratuitas
Material Gratuito: E-books, templates ou outros materiais úteis.
Descrição e Benefícios: Explicação do valor do material (caso queira uma página bem completa, utilize as instruções e estrutura das landing pages de serviços).
Arquivos: Me envie o arquivo que o seu cliente terá acesso ao fazer o download.
Separe os arquivos em texto em arquivos diferentes nomeados com suas respectivas páginas e/ou funcionalidades. Pode fazer em Word, assim fica mais fácil pra você.
As fotos e imagens, caso tenha alguma específica que queira que seja utilizada em uma determinada página ou situação, nomear na foto/imagem ou enviar um arquivo em Word com as instruções.
O prazo de desenvolvimento do site começa a contar à partir do momento em que eu receber todas as informações e arquivos necessários. | Todos os arquivos devem ser enviados para o e-mail contato@ligiarasslam.com.br