Seu Posicionamento depende de como você mostra o valor do seu trabalho!
E eu separei um Checklist para você conferir e medir seu posicionamento atual.
Quais dessas estratégias e ações você já possui no seu negócio, no momento?
Separei os principais pontos por categorias, dessa forma você conseguirá avaliar não somente a quantidade de estratégias totais que ainda precisa trabalhar, mas também em quais categorias precisa de mais atenção no momento. Vamos lá?
Comunicação Visual
- Logotipo
- Identidade Visual
- Materiais Impressos (cartão de visita, tags, cartões de agradecimento, envelopes, timbrados, etc…)
- Materiais Digitais (cartão de visita digital, pdf de apresentação pessoal ou dos serviços, etc…)
- Templates para padronização das Redes Sociais
- Fotos Profissionais (dos seus produtos ou de você)
Marketing
- Pelo menos 1 Rede Social ativa
- Presença Digital Ativa (pelo menos 1 vez por semana posta algum conteúdo ou busca interação com o público)
- Gera conteúdos padronizados com sua Identidade Visual
- Envia E-mail Marketing para os seus clientes e base de leads
- Possui um Site atualizado
- Tem um Blog no seu site e o mantém atualizada
Estrutura Interna
- Possui Domínio e Hospedagem
- Utiliza um E-mail profissional, com seu próprio domínio (nada de gmail ou hotmail)
- Possui uma base de leads
- Todos os seus produtos e/ou serviços tabelados, com funil de venda definido para cada um
- Serviços e/ou produtos precificados de forma condizente à realidade do mercado e às suas necessidades
- Financeiro organizado, com listagem atualizada de custos do seu negócio, custos de execução, investimentos e previsão de faturamento com margem de lucro
- Meios de Atendimento ao cliente definidos, organizados e preparados para quando o cliente entrar em contato serem prontamente atendidos de forma profissional
- Formas de Pagamento definidas
- Margens de Desconto definidas
- Gateway de Pagamento profissional (nada de pix para conta pessoal, heim?!)
Cada um desses pontos comunica o seu Posicionamento!
Até mesmo os que você não possui ou não executa ainda. 😢
MAS CALMA! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! 🫶
Primeiro de tudo:
O principal (e mais difícil) é ter um direcionamento.
Muitas vezes não fazemos o que precisa ser feito simplesmente por não termos nem noção de por onde
começar.
Mas com esse Checklist você já tem tudo que precisa para começar a se organizar e, finalmente, ter um negócio estruturado.
Posicionamento é tudo que comunicamos e NÃO comunicamos.
E um BOM POSICIONAMENTO depende do quanto conseguimos transmitir da nossa essência e da competência do nosso trabalho, com credibilidade!
Por isso precisamos pensar com calma e nos organizar para termos o maior número de estratégias ativas, que transmitam credibilidade, para agregar valor ao nosso trabalho.
É isso o que garante que clientes corretos cheguem até nós. Clientes que entendem o valor do nosso trabalho, que querem e que precisam do que temos a oferecer. Sem necessidade de “gatilhos mentais” ou truques mirabolantes de “gurus de marketing”, que podem até funcionar por um período de tempo, mas que a longo prazo não são eficazes, pois não se baseiam na construção de uma base sólida de um negócio de verdade.
Foque em construir uma base sólida!
E quando menos esperar, estará colhendo os frutos de trabalhar com seriedade, profissionalismo e organização. ♥
Eu posso te ajudar ainda mais!
Solicite um orçamento para desenvolvimento de Identidade Visual e Site, pelo botão abaixo, se quiser agregar valor e transmitir mais credibilidade ao seu público: